domingo, 1 de novembro de 2009

Novíssimo Cinema Cearense: As Vilas Volantes, Vidança e Primas [9/11]

Nos últimos anos, o cinema cearense tem se imposto de maneira inegável nos festivais de cinema com maior atenção curatorial por um cinema que investiga, se arrisca. Trata-se de uma cena instigante onde um grupo grande de realizadores tem trabalhado em constante contato uns com os outros, exercendo diferentes funções nos filmes de cada um. Desta cena já saíram longas, médias e curtas, sendo que alguns destes últimos estão em destaque na semana anterior da nossa sessão, no programa Nova Cena Cearense, da Curta Cinema.

Aproveitando-se da passagem de alguns destes cineastas pelo Rio de Janeiro, o Novíssimo Cinema Brasileiro propõe nesta sua quinta sessão um programa composto do média-metragem AS VILAS VOLANTES, de Alexandre Veras, considerado um dos pontos iniciais da produção deste grupo de realizadores, e dos curtas VIDANÇA e PRIMAS, dirigidos por Salomão Santana (o primeiro em co-direção com Annádia Leite), jovem realizador que já conta com três outros curtas e um longa na sua carreira.

Depois da sessão, como já está acostumado o espectador do NOVÍSSIMO, debate com os realizadores.


. AS VILAS VOLANTES
de Alexandre Veras 52 min 2005
Na remota costa oeste do Ceará, pequenas vilas pesqueiras seguem permanentemente movendo-se por ação do vento deslocando dunas, bem como o empuxo das fortes marés - embora a memória dessas vilas permaneça muito vívida na mente de seus habitantes - especialmente dos mais velhos. O precário espaço físico perdido é, entao, reconstruído pela força de elocução da palavra. Através do verbo, seus habitantes reconstróem lugares, hábitos e práticas, que não mais existem ou estão prestes a desaparecer.


. VIDANÇA

de Annádia Leite e Salomão Santana 10min 2007

caminho ( ) homem



. PRIMAS

de Salomão Santana 3min 2009

Francisco Cuoco visita as suas primas no interior do Ceará.

Um comentário:

  1. Vilas Volantes é o melhor DOCTV de todos. Eu lembro que a primeira vez que eu assisti fiquei impressionado. Já tinha visto metade da primeira temporada dos filmes. Fiquei muito impressionado com ele. Fotografia, direção, o desenrolar do filme em si...

    ResponderExcluir