segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia dos Pais e Querida Mãe [07/09]

A segunda sessão do NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO acontecerá no próximo dia 7/9, e exibe dois documentários, sendo um curta (Querida Mãe, de Patrícia Cornils) e um longa metragem (Dia dos Pais, de Julia Murat e Leonardo Bittencourt). De maneiras distintas, os filmes traçam um delicado painel emocional onde os objetos, o tempo e o espaço vão misturando-se aos próprios diretores, dialogando com questões muito presentes no cinema contemporâneo sobre subjetividade e objetividade no documentário.

Enquanto o filme de Patrícia Cornils faz sua estreia carioca, nesta que será sua segunda exibição pública, o filme de Julia Murat e Leonardo Bittencourt participou do prestigioso festival de documentários Cinema Du Réel, em Paris, e competiu no ano passado no É Tudo Verdade. Depois da sessão, os três diretores participam de um bate-papo sobre seus filmes.

DIA DOS PAIS
Dir. Julia Murat e Leo Bittencourt 73min 2009

Uma viagem por quatro pequenas cidades da antiga e rica região do café, hoje abandonada. A importância histórica e econômica do passado transparece indiretamente pela memória da linha do trem e de suas antigas fazendas em contraste com o presente e o cotidiano pobre enfocados no filme. Em um estilo de cinema direto acompanha-se o dia-a-dia dos personagens e das cidades que compõem o documentário. Seguindo viagem chegamos a Bananal, cidade de origem da família da diretora Julia Murat.
(Seleção Oficial dos festivais Cinéma du Réel e É Tudo Verdade)


Leia mais sobre Dia dos Pais, na Revista Cinética


QUERIDA MÃE
Dir. Patricia Cornils 26min 2009

Zélia Maria, pernambucana, mudou-se para São Paulo depois de seu casamento, em 1966. O marido havia encontrado um emprego na região do ABC paulista. A matéria-prima de Querida Mãe, são as cartas que Zélia escreveu para Recife, naquele ano. E a memória construída pela diretora, com base nos textos das cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário