Enquanto o filme de Patrícia Cornils faz sua estreia carioca, nesta que será sua segunda exibição pública, o filme de Julia Murat e Leonardo Bittencourt participou do prestigioso festival de documentários Cinema Du Réel, em Paris, e competiu no ano passado no É Tudo Verdade. Depois da sessão, os três diretores participam de um bate-papo sobre seus filmes.DIA DOS PAIS
Dir. Julia Murat e Leo Bittencourt 73min 2009
Uma viagem por quatro pequenas cidades da antiga e rica região do café, hoje abandonada. A importância histórica e econômica do passado transparece indiretamente pela memória da linha do trem e de suas antigas fazendas em contraste com o presente e o cotidiano pobre enfocados no filme. Em um estilo de cinema direto acompanha-se o dia-a-dia dos personagens e das cidades que compõem o documentário. Seguindo viagem chegamos a Bananal, cidade de origem da família da diretora Julia Murat.
(Seleção Oficial dos festivais Cinéma du Réel e É Tudo Verdade)
Leia mais sobre Dia dos Pais, na Revista Cinética
Zélia Maria, pernambucana, mudou-se para São Paulo depois de seu casamento, em 1966. O marido havia encontrado um emprego na região do ABC paulista. A matéria-prima de Querida Mãe, são as cartas que Zélia escreveu para Recife, naquele ano. E a memória construída pela diretora, com base nos textos das cartas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário